A REGRA DO EREMITA AUTÔNOMO

Todos Eremita deve ter uma regra, para bem viver na vida ascética e para, quem for eremita religioso, para e melhor cumprir o voto de obediência. 

Muitos me perguntam como se faz a própria regra, o que é preciso ter numa regra, etc... Então coloco abaixo para vocês um modelo de regra para vocês poderem bem formar a regra de vocês, que dá para ser seguido tanto para um Eremita sozinho, quanto para uma comunidade de Eremitas autônomos. 

A regra é importante para que o Eremita possa melhor desfrutar dessa vida ascética que é para nosso crescimento espiritual. Não é bom não obedecermos uma regra pois a falta desta pode bagunçar o seu dia a dia, lhe deixando agitado interiormente e exteriormente fazendo com que você não consiga parar para prestar atenção no Senhor em especial nos momentos de oração, de silêncio e recolhimento.  

A obediência faz bem a alma, e ter uma regra faz parte disto, pois é necessário sermos sempre vigilantes e que não fiquemos desnorteados no dia a dia, não podemos dar chance para o demônio nos perturbar e nos desanimar. Para isto uma regra de vida serve muito bem, para que não saindo da obediência desta, possamos melhor seguir a vida eremítica que é nossa vocação,chamado de Deus para cada um de nós.

Lhes deixo agora com um modelo de regra que podem estar usando para elaborar a regra do seu eremitério...

 

Regra do Eremitério ___________________

 

Ou se for comunidade:  Regra da Comunidade__________________
 


O Eremitério /ou / A comunidade __________________, sob a proteção de 

Deus, de Nosso  Senhor Jesus Cristo, do Espírito Santo, de

 Nossa Senhora, (dos santos e santas) __________________________________________________

___________________________________________________________________

foi fundado no dia _____/_____/_______, dia do santo(a) ______________

sob a seguinte Regra:


O Eremitério é _______ (individual ou uma comunidade) de eremita(s) 

autônomo(s) fiéis ao Senhor, à Santa Igreja de 2 mil anos e ao 

Papa Bento XVI;


- Definir o carisma e a espiritualidade do eremitério 

(se for comunidade definir também a espiritualidade da convivência entre os membros – ex: animai-vos uns aos outros dia após dia… sendo assim que todos façam sua parte tanto em oração quanto no dia-a-dia para fortalecer a vida ascética….)


- Definir os votos religiosos: além dos 3 votos (pobreza, castidade, obediência à Deus) pode se ter um quarto voto.

 Os votos serão feitos diretamente com Nosso Senhor (recomenda-se que seja feito na frente de um crucifixo ou da Sagrada Face)


- Se o eremitério for comunidade definir a hierarquia. 

Sugestão: o(a) superior(a) – abade ou madre – será sempre o fundador(a) para garantir que não haverá infiltração de terceiros na proposta original do eremitério. 

Colocar que abaixo do superior estarão os(as) irmãos(irmãs) com tarefas definidas pelo(a) superior(a), e que todos devem obedecer à Regra


Se o eremitério for comunidade definir o número máximo de membros – que vai de 2 a 5 pessoas – e quem pode entrar: 

idade para entrar, idade para iniciar o acompanhamento vocacional, se pode ou não ter estado em outra ordem ou congregação, etapas de formação e duração de cada etapa)


- Definir se o eremitério é clausura total ou semi-clausura. Se for semi-clausura definir as situações que permitem que um membro saia do eremitério para resolver – ou deixar à critério do superior definir


- Definir espaço da clausura e o espaço onde se poderá receber eventuais (e poucas) visitas, e que tipo de pessoas podem visitar o eremitério (ex: família)


- Definir dia-a-dia: orações e trabalhos diários, dias fixos de jejuns.

Estabelecer o horário de levantar e de se recolher.

Depois em outra folha montar o horário do eremitério com as horas de orações e as de tarefas. Se for comunidade definir os momentos comunitários e individuais.


- Estabelecer que todos usarão hábito (se for eremita religioso o hábito é obrigatório - se for eremita leigo o hábito é opcional) e descrever como será o hábito para cada fase vocacional - se for comunidade


- Proibições do eremitério (o que não pode no eremitério – ex: bebida alcoólica, heresia da teologia da libertação, etc)


- Se for comunidade: desligamento de um membro da comunidade à critério do(a) superior(a)


(Observação 1: os eremitas autônomos tem a liberdade de modificar a sua regra conforme a necessidade. Ou seja: se o eremita for sozinho ele mesmo pode modificar a regra. Se for uma comunidade apenas o fundador e superior pode modificar a regra)


(Observação 2 – o eremita autônomo não está sujeito ao Bispo nem ao clero. Ele se sustenta sozinho e leva sua vida eremítica de acordo com a inspiração e o chamado de Jesus obedecendo primeiro à Deus.)

 

(Observação 3 - se for comunidade o membro deve preencher uma ficha com seus dados pessoais, dados médicos – se é alérgico a alguma coisa, se tem alguma doença pré existente, se toma algum medicamento de uso contínuo.

No final da ficha estará escrito: “Declaro que assumo a vida religiosa nesta comunidade por livre e espontânea vontade, e que conheço e estou de acordo com a Regra do Eremitério a qual me comprometo a cumprir fielmente)

 

 

(Observação 4 – se for comunidade é aconselhável que o superior descreva como deve ser a convivência entre os irmãos (as irmãs)

(Observação 5 – os eremitérios não serão mistos. Serão ou masculinos ou femininos)

(Observação 6 – esse é um modelo básico de regra para eremitas autônomos que pode ser acrescido de outras clausulas de acordo com a necessidade da comunidade de eremitas)

 

Se tiverem perguntas mandem para: vocacaoservas@gmail.com

Deus lhes abençoe. Salve Maria.  




Comentários

  1. Como posso fazer os meus votos. Que preside a celebração um leigo o padre me informe por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os votos é entre você e Deus. Sendo eremita autônomo, você não precisa fazer os votos nem com padres, bispo etc... Pois são votos privados entre você e Deus. Se quiser fazer uma cerimônia pública pode chamar outras pessoas para participarem e verem você fazer os votos. O link da fórmula do votos: https://vidaeremita.blogspot.com/2020/07/profissao-de-votos-eremitas-religiosos.html

      Excluir
  2. Olá, o eremita é obrigado a assistir a Missa, claro, né?

    ResponderExcluir

Postar um comentário